Os tumores cerebrais podem ocorrer nas crianças. Muitas vezes o diagnostico pode parecer difícil visto a particularidade dos sintomas nas crianças.
Quais são os sintomas
De maneira geral as crianças menores pode ter aumento do tamanho da cabeça, abaulamento da moleira, crises convulsivas, desvios do olhar ou diminuição da movimentação dos membros.
No entanto, muitas vezes passa-se desapercebido um torcicolo (desvio da cabeça por vezes considerado torcicolo congênito) e regressão do desenvolvimento.
Nas crianças maiores os sintomas de aumento da pressão intracraniana tornam-se mais importantes como cefaleia, náuseas e vômitos.
Existem tumores específicos que podem gerar sintomas específicos como alterações hormonais ou visuais por exemplo.
O que fazer diante da suspeita
O mais importante é que na suspeita a investigação deve ser realizada o quanto antes para que o tratamento inicie-se rapidamente.
O papel do neurocirurgião é importante para estabelecer a viabilidade de tratamento cirúrgico, mas o tratamento de qualquer tumor cerebral é multidisciplinar com um papel muito importante do oncologista pediátrico que estabelece o tratamento global e unificado das diversas alternativas terapêuticas.