Hidrocefalia tem cura?

A hidrocefalia na criança não é uma doença específica. É a consequência de um desbalanço na produção e absorção do líquor, com consequente aumento da pressão intracraniana. As causas desta alteração na circulação do líquor podem ser diversas.

Causas mais comuns

As causas mais comuns são as obstrutivas, ou seja, algo ocorre no cérebro que obstrui a drenagem natural do líquor, fazendo com que o mesmo acumule dentro de algumas cavidades cerebrais chamadas ventrículos. Também pode ocorrer por causas comunicantes, quando há dificuldade de absorção do líquor ou excesso de produção.

Abordagens de tratamento

O tratamento da hidrocefalia na criança pode ter diferentes abordagens:

- tratamento da causa direta da hidrocefalia (por exemplo, retirar de forma cirúrgica um tumor cerebral que obstrui a drenagem do líquor). Nestes casos, pode haver a cura para o quadro de hidrocefalia.

- tratamento da hidrocefalia sem abordagem direta da causa da mesma (por exemplo, colocar derivações [válvulas] em crianças com hidrocefalia congênita). Nestes casos, o tratamento visa impedir os efeitos prejudiciais à saúde causados pela hipertensão intracraniana secundária à hidrocefalia.

- ou ambos os tratamentos, dependendo do quadro clínico e da dinâmica de investigação diagnóstica da criança.

É importante saber que, mesmo se não houver cura, há tratamento. Contudo, os pais devem estar cientes de que o quadro neurológico da criança pode estar relacionado a diversos outros fatores, e não exclusivamente a presença ou não da hidrocefalia.