O QUE É HIDROCEFALIA

A hidrocefalia é uma doença associada ao liquor, um líquido que o sistema nervoso central produz para proteger e dar equilíbrio às atividades do cérebro. Uma pessoa adulta chega a produzir até 500ml de liquor por dia, e parte dele é absorvido pelas próprias estruturas do cérebro, havendo circulação em todo sistema nervoso. O desbalanço na produção e absorção do liquor pode fazer com que ele se acumule e dilate os ventrículos cerebrais.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO EM CRIANÇAS

Uma criança pode ter diagnóstico de hidrocefalia mesmo antes de nascer, se a ultrassonografia mostrar dilatação dos ventrículos. Após o nascimento, nos primeiros meses de vida, a suspeita pode ser levantada em avaliação clínica (normalmente pelo pediatra), diante do aumento anormal do tamanho da cabeça, pelo abaulamento da fontanela (moleira) ou pelo atraso no desenvolvimento da criança. Quando a criança já está maior, com a moleira fechada, pode haver aumento anormal da pressão dentro do crânio, causando vômitos, dor de cabeça, alteração da marcha e desvios do olhar.

QUANDO PROCURAR UM NEUROCIRURGIÃO PEDIÁTRICO

Para confirmar a doença, pode ser realizado exame de imagem (ultrassom transfontanela para crianças com moleira aberta, a tomografia de crânio e a ressonância magnética de crânio) e a criança deve ser encaminhada, o quanto antes, ao neurocirurgião pediátrico para tratamento.

É importante saber que, dependendo da causa da hidrocefalia, o tratamento pode mudar. Os mais comuns são a derivação ventriculoperitoneal (DVP), neuroendoscopia, fenestração de cistos ou tratamento direto da causa da hidrocefalia como nos casos de tumores cerebrais que tem hidrocefalia associada.

A demora no tratamento da hidrocefalia na criança pode ser fatal.