POR QUE OPERAR A MIELO ANTES DA CRIANÇA NASCER?
O que é mielomeningolece
A mielomeningocele é um defeito de formação na coluna e medula da criança que ocorre durante o período de formação do feto, enquanto ele ainda está no útero da mãe, e que se inicia antes da mulher descobrir que está gravida.
O que a mielomeningolece provoca
É natural que os pais se preocupem com os problemas que essa doença pode gerar após o nascimento da criança. Eu digo que a mielomeningocele é um “pacote de problemas”, pois a formação intrauterina anormal da coluna e medula do feto também provoca uma formação anormal do seu cérebro e crânio, pois existe uma conexão em todo sistema nervoso que chamamos de neuroeixo.
Além de gerar dificuldade para andar e problemas na parte urinária, existem outros importantes problemas associados à mielomeningocele, como a hidrocefalia e a Síndrome de Arnold-Chiari, que podem prejudicar a qualidade de vida da criança e seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Por que a cirurgia intrauterina é indicada
Buscando evitar ou minimizar este quadro após o nascimento, a cirurgia intrauterina da mielomeningocele pode ser indicada, após ampla discussão sobre os riscos do procedimento para a mãe e para o feto – pois é um procedimento comprovadamente benéfico.
Estudos de pesquisadores americanos publicados em 2012 comprovam que a realização da cirurgia com a criança ainda no útero da mãe evita alguns dos problemas associados à doença, com a possibilidade de prevenir a hidrocefalia e a Síndrome de Arnold-Chiari, além de melhorar significativamente a movimentação das pernas e a parte cognitiva da criança. Também evita outros procedimentos, como a derivação ventriculoperitoneal (DVP).
A cirurgia intrauterina requer equipe especializada, envolvendo neurocirurgiões pediátricos e especialistas em medicina fetal.